A Automação do Relacionamento com o Cliente Será o Futuro do CRM
O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) não mudou muito desde a década de 1990, exceto que passou de sistemas locais para a nuvem. Na maioria das empresas, os dados do cliente ainda estão isolados e inseridos manualmente em seu CRM.
Por que o CRM ainda é altamente ineficiente?
CRM ineficiente só pode criar trabalho extra para representantes de vendas
O CRM, embora seja uma ferramenta significativa de vendas e marketing, permanece altamente ineficiente porque cria trabalho extra para os representantes de vendas. Os representantes de vendas, que procuram fechar negócios de alto volume com eficiência, estão gastando horas executando tarefas administrativas, como inserir manualmente grandes quantidades de dados e pesquisar grandes quantidades de informações. Com isso, o trabalho administrativo torna-se mais significativo tendo em vista que em média, os representantes de vendas gastam apenas 11% de seu tempo alcançando ativamente os clientes e vendendo. Há uma necessidade de automação de CRM, e se o CRM não se tornar “mais inteligente”, os representantes de vendas deixarão de usá-lo.
O relacionamento automatizado com o cliente será o futuro do CRM.
Se os fluxos de trabalho corporativos fossem tão inteligentes e fáceis de usar quanto Siri ou Alexa, os representantes de vendas certamente os usariam mais e aproveitariam todos os benefícios de um CRM automatizado. A automação do CRM pode melhorar significativamente o processo de vendas. A automação de CRM, que inclui funções como comunicações personalizadas e recomendações direcionadas ao cliente com base em atividades anteriores, pode ajudar a facilitar a tarefa frequentemente complicada de um representante de vendas de gerar vendas.
Automação de CRM alimentada por análises preditivas e um conhecimento profundo dos fluxos de trabalho de uma indústria específica e função de negócios.
A análise preditiva fornece informações valiosas sobre um cliente e seus hábitos, que são de extrema importância para uma maior retenção de clientes. O futuro do CRM está em sua capacidade de determinar quais etapas seguir. Além disso, o conhecimento e a compreensão dos fluxos de trabalho de uma indústria específica e das funções de negócios são cruciais para obter e manter clientes - especialmente porque são os clientes recorrentes que gastam mais e compram com mais frequência do que os novos clientes.
Automação de CRM alimentada por análise preditiva e IA
A inteligência artificial e os algoritmos de apoio à decisão oferecerão sugestões baseadas em dados e desencadearão um novo nível de produtividade entre os trabalhadores, permitindo que todos se concentrem no que importa.
A inteligência artificial e os mecanismos de dados preditivos podem oferecer sugestões baseadas em dados que aumentarão a produtividade dos representantes de vendas. A automatização de tarefas repetitivas dará aos representantes de vendas mais tempo para tarefas cruciais, como estudar os dados do cliente e conhecê-los e construir um relacionamento com eles. Ter os dados certos do cliente pode:
Os dados corretos do cliente conectarão os representantes de vendas aos clientes certos
Auxílio no entendimento do cliente.
Aumentar a retenção de clientes.
Melhore as experiências do cliente.
Fornecer excelente atendimento ao cliente.
Atrair novos clientes.
Aumentar a eficiência.
Reduzir o custo.
Para concluir, o futuro do CRM está na automação do relacionamento com o cliente. Quando feito da maneira certa, os representantes de vendas poderão compilar dados de várias fontes diferentes e entrar em contato com um cliente em potencial com uma abordagem personalizada no momento certo, no ponto de contato certo, pelo canal certo. Além disso, a análise preditiva e a inteligência artificial fornecem aos representantes de vendas informações cruciais para trabalhar. Esse conhecimento aprofundado e o uso de dados preditivos criarão um CRM mais proativo e ajudarão a economizar tempo e aumentar a produtividade. Com a automação do relacionamento com o cliente, os representantes de vendas fecharão mais vendas, usarão seu tempo com mais eficiência e encantarão seus clientes novos e existentes em cada etapa de sua jornada.
Este blog foi escrito por Marija Dimitrova, gerente de marketing da SoftClouds. Marija tem mais de 5 anos de experiência em marketing de produtos com um histórico de domínio técnico de mercados e produtos. Sua experiência inclui gerenciamento de produtos, gerenciamento de marketing de produtos, redação de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa, desenvolvimento e design da Web, design gráfico, UX e design de interface do usuário. Ela é apaixonada pelo futuro de CX, IoT e segurança cibernética.